UV2024

Universidade de Verão 2024 - DEEC

UV2024

2024

Presentation

A Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra é de grande
abrangência em termos de áreas de intervenção e saídas profissionais. Como exemplos temos:

  • Produção, transformação, gestão e fontes renováveis de energia.
  • Veículos elétricos, mobilidade e transportes inteligentes.
  • Computação móvel, multi-core, multi-processador, em GPUs.
  • Automação: industrial e doméstica
  • Robótica industrial, móvel, social, médica e de reabilitação.
  • Comunicações óticas e sem fios, 5G, 6G, Internet das Coisas, Segurança.
  • Eletrónica analógica e digital, bioeletrónica, eletrónica flexível
  • Microprocessadores, FPGAs.
  • Sensores, atuadores, mecatrónica.
  • Computação probabilística, redes neuronais profundas e sistemas inteligentes.

 

Os Engenheiros Eletrotécnicos e de Computadores que formamos têm uma formação de tal
forma abrangente que lhes permite escolher uma grande diversidade de carreiras: que vão
deste as telecomunicações, às tecnologias para o espaço, passando pela saúde e bem-estar.
Claro que pelo meio está tudo aquilo a que nos habituámos e já nem pensamos que se faltar
a energia elétrica o nosso mundo não funciona.

 

As diversas actividades propostas abordam o que de mais actual se faz no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e nos institutos de investigação associados:

  • Instituto de Sistemas e Robótica
  • Instituto de Telecomunicações
  • Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra.

 

Programa

A próxima revolução tecnológica (Gabriel Falcão)

 

O nosso mundo está a mudar muito rapidamente e a tecnologia tem dado um grande contributo para isso. Neste módulo, vamos ter a oportunidade de ver como a Engenharia Electrotécnica e de Computadores está a dar um grande contributo para o avanço da tecnologia. Vamos fazer uma viagem pelo que de mais actual se faz nesta área no do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com exemplos que vão desde a robótica, os transportes inteligentes, a inteligência artificial até à Internet das Coisas, um novo conceito que marcará o nosso quotidiano nas próximas décadas. O objetivo desta sessão será ficares a conhecer as várias áreas que compõem a Engenharia Eletrotécnica e como estas estão a mudar o nosso mundo a cada dia que passa.

 

Sistemas Inteligentes  (Gabriel Falcão)

 

Neste tópico terás a oportunidade de criar um pequeno sistema inteligente, mesmo sem ter conhecimentos prévios sobre o assunto. Nesta atividade vais poder construir sistemas automáticos com programação, eletrónica, sensores e visores. Podes utilizar a tua capacidade criativa e inovadora, explorando e aprendendo como funcionam os sistemas de automação, criando o teu próprio projeto.

 

 

A imagem do som (Fernando Perdigão)

 

Nesta atividade vamos começar por criar tons puros numa escala musical, depois veremos o efeito de adicionar harmónicos aos sinais. Vamos identificar notas musicais pela sua frequência fundamental e analisar o timbre de instrumentos. Vamos depois criar imagens do som: os sonogramas. Vamos ainda ver como se faz a identificação de vogais e consoantes na fala de forma automática.

 

Imagem 3D (Luís Cruz)

 

Nesta atividade vamos usar câmaras especiais para tirar fotos em 3D. De seguida vamos mostrar essas imagens, também em 3D, usando vários tipos de equipamentos de visualização 3D.

 

 

Realidade Virtual e Realidade Aumentada (Paulo Menezes) 

 

Nesta atividade vamos explorar os conceitos de VR e AR experimentando dispositivos Meta Quest e Hololens II e criar pequenos cenários simples.

 

 

 

 Voando com drones (Jorge Lobo, Jorge Dias, Luís Almeida)

 

Os drones já fazem parte do quotidiano em áreas como a agricultura, logística, entrega de encomendas, inspeção, busca e salvamento, cinema ou desporto. Novos desafios e modelos de negócio estão por explorar. Vem despertar a tua curiosidade para a engenharia e programação de drones. Vais poder controlar drones Mambo Parrot e DJI Tello, aprender como programar os drones, e ver projectos mais avançados feitos pelos alunos do DEEC com os drones.

 

 

 

Da robótica à programação de Robôs (Paulo Menezes)

 

Esta atividade inicia com uma introdução às várias vertentes da robótica que vai desde às clássicas aplicações industriais até às mais recentes tecnologias de robótica social e de estimulação cognitiva.

De seguida os participantes são convidados a tomar contacto com verdadeiros robôs colaborativos, utilizados na indústria ou no apoio ao dia a dia de pessoas com necessidades, como o robô Franka Emika ou o Kinova Gen3, sobre os quais irão experimentar a programação de algumas tarefas simples.

Integrada nesta actividade serão ainda contactar com  demonstrações interativas de diversos projetos de robótica desenvolvidos por alunos do DEEC. 

 

 

 

 

Energias Sustentáveis do Futuro  (Humberto Jorge, Pedro Moura e Ana Soares)

 

A geração de energia através de fontes renováveis, nomeadamente utilizando o vento e o sol, assegura a energia limpa para mover o nosso futuro. Contudo, as referidas fontes também colocam desafios à sua utilização, que podem ser minimizados por tecnologias de armazenamento de energia, recorrendo a baterias, supercondensadores e hidrogénio. Vem descobrir como se produz eletricidade a partir de energias renováveis, como pode ser feito o seu armazenamento, e como é feita a sua utilização, para assegurar o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

 

 

 

Comunicação por luz visível (Maria Medeiros)

 

Nesta atividade irás utilizar a luz proveniente dos LEDs (Light Emitting Diodes)  utilizados na iluminação para comunicar. Irás aprender como transmitir ficheiros, imagens e até com aceder à Internet. 

 

 

 

Ver o interior dos materiais e do corpo humano usando ultra-sons (Mário Santos)

Os ultrassons são ondas mecânicas com frequências superiores àquelas que podem ser ouvidas pelos humanos.  Na actividade proposta pretende-se mostrar as potencialidades dos ultrassons nas áreas da imagiologia médica e também na análise de materiais. Para esse efeito estão disponíveis em laboratório para utilização diversos equipamentos desde o mais básico, que permite determinar distâncias a um obstáculo ou medir espessuras de um material, até sistemas mais sofisticados de imagiologia como um ecógrafo cardíaco e um sistema C-scan.

en_GBEN