Ainda há quem pense que engenharia é coisa só de rapazes e que as raparigas devem ir para outros cursos. Nada de mais errado. Olha à tua volta e vê quantas mulheres de sucesso existem nas áreas da engenharia e em particular da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Há atualmente uma falta enorme de pessoas (mulheres e homens) com este tipo de formação em Portugal e no Mundo e isso dá-te a garantia de teres emprego certo e possivelmente muito bem pago. Por exemplo a Synopsys (www.synopsys.com) que é uma das empresas lideres mundiais de microeletrónica, irá necessitar de contratar nos próximos 2 anos de aproximadamente 200 engenheiros com este tipo de formação só em Portugal.
Sejas rapaz ou rapariga tens uma oportunidade de vir ouvir um conjunto de mulheres de sucesso falar sobre as suas carreiras e as oportunidades que existem nas suas empresas.
A entrada é livre mas pedimos-te para enviares um email para comunicacao@deec.uc.pt a dizer quem és e com quem vens, para podermos melhor organizar este evento.
15:30 – Abertura – Prof. Paulo Menezes, Prof. Paulo Peixoto, Eng.ª Marta Nunes
15:45 – Como iniciar uma carreira de sucesso – Susana Mata – Managing Director responsável pelos Technology Centers da Accenture em Portugal
16:15 – Pausa para café e convívio
16:30 – Painel – Desenvolvimento de carreiras de sucesso (no feminino) nas áreas de STEAM
18:00 – Encerramento
Carolina Raposo obteve o seu doutoramento pela Universidade de Coimbra, em Portugal, em 2017. Atualmente, é Cientista na equipa da S&N Orion Prime, onde trabalha na área de cirurgia guiada por imagem. Carolina é autora de patentes e de várias publicações revistas por pares em diferentes tópicos de Visão por Computador 3D, que é o seu principal interesse de pesquisa.
Em particular, tem experiência em calibração de câmaras, rastreamento, registo 3D, estrutura a partir de movimento e reconstrução 3D, tendo também supervisionado várias equipas de pesquisa a trabalhar em outros tópicos, incluindo Deep Learning. Além disso, Carolina tem sido revisora em algumas das mais prestigiadas conferências e revistas de Visão por Computador há mais de 5 anos.
Natural de Coimbra, licenciada em engenharia eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Engenheira eletrotécnica e Diretora do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E.
Mestre em Engenharia do Ambiente (2012), Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (1987); Pós-Graduação em Estudos Europeus – Economia, Faculdade Direito da Universidade de Coimbra (1993).
Técnica Superior nas Direções Regionais do Ambiente (1988-1991) e da Economia (1991-2001). Responsável da área funcional de saúde ambiental do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro IP (ARSC IP), desde 2001. Integra vários grupos de trabalho e investigação, entre os quais o consórcio de Avaliação da Exposição da População Portuguesa Radiações Ionizantes devido a Exames Médicos de Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear, IST/ITN- CTN.
Autora de vários artigos apresentados em congressos e em revistas nacionais e internacionais.
Membro da Comissão Instaladora do Colégio de Ambiente. Vogal do Colégio Regional de Ambiente (2001-2007) e coordenadora (2007-20013). Membro do Conselho Disciplinar da Região Centro (2013-2016). Secretária do Conselho Diretivo da Região Centro (2016-2021). Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro (2022-2025).
No início deste ano, Marta Nunes concluiu o seu mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra. Durante o seu percurso académico, esteve envolvida em diversas atividades extracurriculares, como associativismo, organização da competição de robótica Bot Olympics, a realização de sessões práticas de engenharia elétrica para estudantes do ensino secundário, entre outras.
Ingressou no mercado de trabalho em abril, na empresa Critical Software num projeto com a Airbus e espera que este seja o começo da sua carreira profissional de sucesso.